terça-feira, 29 de julho de 2014

Significado da Santa Ceia

A paz do SENHOR JESUS amados irmãos, todo mês participamos da Santa Ceia, mas você sabe o significado desse ato? O que representa e qual valor tem no mundo espiritual?  
      
A IMPORTÂNCIA DA SANTA CEIA.

Ao celebrar a última Páscoa, que era uma refeição comemorativa relembrando como Israel foi liberto da escravidão no Egito, Jesus, antes de ser traído, instituiu a ordenança da Santa Ceia, com ordens e propósitos muito bem definidos.
Jesus reuniu seus discípulos, escolhidos para serem os fundadores da Igreja na Nova Aliança. Foi o momento determinado por Deus Pai para Jesus apresentar-Se como o único Sacrifício que purifica os pecadores, o Puro e Imaculado Cordeiro morrendo no lugar dos impuros. Aquele foi o momento da abolição da Velha Aliança, na carne e sangue de animais, e a instituição da Nova Aliança na carne e no sangue do  Cordeiro Ungido de Deus, Jesus.  
A importância da celebração da Nova Aliança é relembrada por três evangelistas (Mateus 26.26-29; Marcos 14.22-26; Lucas 22.17-20), pelo Apóstolo Paulo (1ª Coríntios 11.23-26) e em muitas outras referencias.

A Importância da Santa Ceia para a Igreja de Cristo:  A Ceia do Senhor Jesus, é uma das Festas mais solene da Igreja, de muitíssima importância. A sua importância relaciona-se com o passado, o presente e futuro.
  Sua importância no Passado: É um ato «memorial»  da morte de Cristo no Calvário, para nos remir da condenação (Luc 22.19; 1 Cor 11.24-26). «...Fazei isto em memória de mim...».
 Sua importância no Presente: A Santa Ceia expressa a nossa «comunhão» com Cristo e, de nossa participação nos benefícios da Sua morte sacrificial e ao mesmo tempo expressa a nossa «comunhão» com os demais membros do Corpo de Cristo (1 Cor 10.16,17).
  Sua importância no Futuro: A Santa Ceia é um ato que antevê a volta iminente de Jesus Cristo para arrebatar a Sua Igreja e, um antegozo em podermos participar com Cristo, na Ceia das Bodas do Cordeiro.
Ao participarmos da Santa Ceia estamos garantindo a nossa comunhão com Cristo, a Cabeça da Igreja. Afinal fomos chamados à comunhão com Jesus Cristo e através da Santa Ceia, ao participar-se dela é que nós demonstramos e provamos esta comunhão. A nossa comunhão com Cristo só é assegurada quando participamos do Seu Corpo e do Seu Sangue, quem não participa do Seu Corpo e do Seu Sangue não está em comunhão com Ele e, não tem a Vida Eterna (João 6.53–58). Ao celebrarmos da Santa Ceia, participamos da alegria, da vida, dos sofrimentos e da Glória de Jesus Cristo (2 Cor 1.3-7; 1 Ped 4.12-14). Afinal vivemos e participamos de Cristo (2 Cor 5.15).

Quem participa da Ceia do Senhor?
Aqueles que aceitaram a Palavra e perseveraram no ensino dos apóstolos (Atos 2.41-42),que confessaram e aceitaram Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador, são os que têm direito de participarem da Santa Ceia.
O pão partido lembra o corpo de Jesus que foi ferido e machucado com os pregos e com uma lança, lá na cruz do Calvário, no nosso lugar: Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim - 1ª Co 11.23-24; Isaías 53.5.
O cálice só está cheio de vinho porque o fruto da videira foi esmagado, por isso todas as vezes que celebrarmos a Ceia estaremos lembrando que o corpo de Jesus foi ferido para dali verter o Sangue da Nova Aliança:Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim - 1ª Co 11.25.
A Ceia é uma Importante lembrança de que nosso Senhor virá novamente. Jesus deixou muito claro aos seus discípulos que era para obedecer à Sua ordenança, pois assim diz o Apóstolo Paulo: Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha - 1ª Co 11.26.

A Bíblia diz que devemos celebrar a Ceia até que Jesus volte. Quando uma pessoa participa da Santa Ceia, está demonstrando que acredita no sacrifício de Jesus (1 Co 11:26). 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Deus os abençõe!!